OBJETIVO GERAL:
Capacitar os participantes a compreender, estruturar e aplicar a matriz de riscos em contratos de obras e serviços de engenharia, com foco na correta alocação dos riscos entre as partes, visando a preservação do equilíbrio econômico-financeiro do contrato e a segurança jurídica da execução contratual.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Profissionais que atuam nos setores de Obras e Serviços de Engenharia e demais agentes que atuam no planejamento das contratações públicas.
Módulo I – GOVERNANÇA E GESTÃO DE RISCOS NA LEI 14.133/2021
Visão estratégica, tática e operacional
• Desdobramento das diretrizes da Lei 14.133/2021 em níveis de decisão e controle.
• Integração entre governança, compliance e linhas de defesa.
Pergunta-gatilho: “Seu órgão conhece os riscos que dependem de decisão política da alta administração e os que podem ser mitigados no nível operacional?”
Referência: Art. 11, par. ún., Lei 14.133/2021; referencial de Governança TCU (2020).
Estruturas de governança das contratações
Pergunta-gatilho: “Há etapas nas quais quem elabora o termo de referência também aprova a medição da obra?”
Referência: Portaria-TCU 13/2021 (segregação de funções).
Pergunta-gatilho: “Quem interrompe uma obra quando o risco de aditivo se torna inaceitável?”
Da exposição das diretrizes da Lei n. 14.133/2021, traduzindo os conceitos em níveis operacionais, táticos e estratégicos sobre Gestão de Riscos, avaliando a distinção entre:
• Gestão de Riscos;
• Análise de Riscos;
• Mitigação de Riscos;
• Mapa de Riscos e;
• Alocação de riscos
Pergunta-gatilho: “Seu órgão documenta, em que momento, a passagem da análise para a mitigação de riscos em obras?”
Diretrizes específicas de gestão de riscos
• Risco inerente × risco residual.
• Mapa institucional de riscos do macroprocesso.
Pergunta-gatilho: “Quanto custa, em termos de prazo e erário, manter um risco residual elevado no contrato?”
Módulo II – MAPA DE RISCOS PARA OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA
O papel da alta administração na implementação e no plano de tratamento de riscos do Macroprocesso de contratação pública:
Pergunta-gatilho: “Seu mapa evidencia o risco de sobrepreço já na coleta de preços ou apenas depois da assinatura do contrato?”
Pergunta-gatilho: “O atraso do fornecedor de concreto foi classificado como risco crítico ou moderado – com base em qual dado histórico?”
Construção do mapa de riscos: OFICINA PRÁTICA PARA ANÁLISE CRÍTICA DE MAPA DE RISCOS DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA
• Mapa do planejamento × mapa da seleção do fornecedor × mapa da gestão contratual.
Pergunta-gatilho: “Seu mapa evidencia o risco de sobrepreço já na coleta de preços ou apenas depois da assinatura do contrato?”
Módulo III – Riscos específicos para Obras e Serviços de Engenharia
Riscos técnico e operacionais
Riscos legais
Riscos administrativos
Riscos ambientais e de licenciamento:
Riscos licitatórios
Riscos de execução/fiscalização
Riscos regulatórios e de controle
Módulo IV – MATRIZ DE RISCOS PARA OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA
levando capacitação prática diretamente para o ambiente de trabalho dos servidores públicos.
Entrepreneur
Eu não conhecia o professor, mas fiquei impressionada como ele conseguir passar o conteúdo de uma forma que prende a gente.
Manager
Sim, superou as expectativas
Queria agradecer o excelente atendimento do palestrante e equipe, todos muito dedicados ao bom andamento do curso, uma qualificação de altíssima qualidade.
Auditor Federal do Tribunal de Contas da União (TCU), com lotação em Brasília, na 6ª Diretoria da Auditoria Especializada em Contratações – AudContratações que trata de denúncias e representações na área de obras e serviços de engenharia. Possui dupla formação em Engenharia Civil (UFC) e Engenharia Generalista (École Centrale de Lyon na França). Possui Mestrado em Engenharia de Transportes – área Infraestrutura Rodoviária - pela Universidade Federal do Ceará. É professor de cursos, na área de licitações e contratos, em diversas renomadas empresas tais como Zênite, Negócios Públicos e Elo Consultoria. É coautor dos livros “Aspectos Práticos da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos”, ed. Câmara e “Desvendando o Estudo Técnico Preliminar na Contratação Pública” da ed. Mizuno. É representante do TCU em diversos seminários tratando da temática de Obras e Serviços de Engenharia na Lei 14.133/21. É professor da pós-graduação de Licitações e Contratos do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), da Escola Mineira de Direito (EMD) e do Verbo Jurídico. É membro da Comissão de Acompanhamento de Licitações e Contratos da OAB/CE. É palestrante em diversos congressos e seminários no país, sendo atualmente o Coordenador Científico do Congresso Brasileiro da 14.133 e do Congresso Licita Centro-Oeste. Possui mais de 17 anos de experiência fiscalizando e instruindo processos relacionados a licitações e contratos. Contribuiu na elaboração do novo Manual de Licitações e Contratos do TCU, com base na Lei 14.133/21, no que tange ao objeto Obras e Serviços de Engenharia, sendo atualmente o responsável pela atualização do Manual. É membro do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas – IBRAOP onde integra o grupo temático sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos. Coordenou, no IBRAOP, a equipe que elaborou a Orientação Técnica IBR-009 que dispõe sobre o Reequilíbrio Econômico-Financeiro de contratos de Obras e Serviços de Engenharia.
Servidora pública do Judiciário Federal, com ampla experiência na área de licitações, contratos e governança pública. Atuou como Controladora Interna, Auditora e Subsecretária de Compras, Licitações, Contratos, Material e Patrimônio. Foi membro do Comitê Gestor da Política de Governança das Contratações do Judiciário (CNJ) e do Comitê Técnico de Controle Interno do Judiciário.
Docente em cursos de pós-graduação e MBA nas áreas de licitações e contratos por instituições como IDP, Unyleya e Pois Cívitas, além de instrutora em capacitações para a administração pública por entidades como CEJ/JF, ENFAM, CEAJUD/CNJ e Escolas de Contas dos Tribunais de Contas.
Fundadora e coordenadora de eventos de grande impacto na administração pública, como o ConSisJud (Congresso Sistêmico do Poder Judiciário), o Simpósio sobre Licitações e Contratos da Justiça Federal e a Conferência Nacional em Estudos de Casos.
Membro do Núcleo Técnico da Companhia Brasileira de Governança (CBG), contribuindo para a elaboração de normativos e modelos em licitações e contratos. Mestre em Estudos Jurídicos com ênfase em Direito Internacional pela Must University (EUA), possui MBA em Gestão Pública e pós-graduação em Direito Público-Tributário.
Instituto Brasil Planeja – CNPJ 56.122.580/0001-44
Criattus