Obras e Serviços de Engenharia – Mapas e Matrizes de Riscos

Obras e Serviços de Engenharia - Mapas e Matrizes de Riscos
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OBJETIVO GERAL:

Capacitar os participantes a compreender, estruturar e aplicar a matriz de riscos em contratos de obras e serviços de engenharia, com foco na correta alocação dos riscos entre as partes, visando a preservação do equilíbrio econômico-financeiro do contrato e a segurança jurídica da execução contratual.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. Identificar os principais riscos que podem impactar negativamente a execução de obras e serviços de engenharia.
  2. Compreender os fundamentos jurídicos e técnicos da alocação de riscos nos contratos administrativos, conforme a Lei nº 14.133/2021.
  3. Distinguir riscos alocáveis à Administração Pública e ao contratado, a partir da análise da capacidade de controle e mitigação de cada parte.
  4. Aplicar critérios objetivos para a construção de uma matriz de riscos clara, eficaz e compatível com as particularidades de cada contratação.

 

  • Servidores Públicos que atuam com Licitações e Contratos
  • Agentes de contratação
  • Membros das Comissões de contratação
  • Pregoeiros

Profissionais que atuam nos setores de Obras e Serviços de Engenharia e demais agentes que atuam no planejamento das contratações públicas.

Módulo I – GOVERNANÇA E GESTÃO DE RISCOS NA LEI 14.133/2021

Visão estratégica, tática e operacional
• Desdobramento das diretrizes da Lei 14.133/2021 em níveis de decisão e controle.
• Integração entre governança, compliance e linhas de defesa.

Pergunta-gatilho: “Seu órgão conhece os riscos que dependem de decisão política da alta administração e os que podem ser mitigados no nível operacional?”
Referência: Art. 11, par. ún., Lei 14.133/2021; referencial de Governança TCU (2020).

Estruturas de governança das contratações

  • Padrões de comportamento dos agentes do macroprocesso de contratação.
    • Integração (diretriz) × segregação de funções (princípio).
    • Alta administração, comitês de riscos e funções de segunda linha.
  • Do papel da alta administração em razão das diretrizes do art. 11, parágrafo único, da Lei n. 14.133/2021.
  • Das linhas de defesa da administração e seus atores.
  • Da integração (diretriz) × a segregação de funções (princípio).
  • Das diretrizes de Gestão de Riscos na Lei n. 14.133/2021.

Pergunta-gatilho: “Há etapas nas quais quem elabora o termo de referência também aprova a medição da obra?”
Referência: Portaria-TCU 13/2021 (segregação de funções).

Pergunta-gatilho: “Quem interrompe uma obra quando o risco de aditivo se torna inaceitável?”

 

Da exposição das diretrizes da Lei n. 14.133/2021, traduzindo os conceitos em níveis operacionais, táticos e estratégicos sobre Gestão de Riscos, avaliando a distinção entre:
• Gestão de Riscos;
• Análise de Riscos;
• Mitigação de Riscos;
• Mapa de Riscos e;
• Alocação de riscos

Pergunta-gatilho: “Seu órgão documenta, em que momento, a passagem da análise para a mitigação de riscos em obras?”

Diretrizes específicas de gestão de riscos
• Risco inerente × risco residual.
• Mapa institucional de riscos do macroprocesso.

Pergunta-gatilho: “Quanto custa, em termos de prazo e erário, manter um risco residual elevado no contrato?”

Módulo II – MAPA DE RISCOS PARA OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

O papel da alta administração na implementação e no plano de tratamento de riscos do Macroprocesso de contratação pública:

  • O que é risco?
  • Distinção entre: Risco inerente e risco residual.
  • Do Mapa de Risco institucional do macroprocesso de contratação (riscos comuns às obras e serviços de engenharia).
  • Do tratamento de riscos do macroprocesso de contração.
  • Do mapa de riscos da contratação para obras e serviços de engenharia (fase de planejamento, seleção do fornecedor e gestão contratual).
  • Do levantamento, identificação, gerenciamento de riscos.
  • A importância da definição das cláusulas meio e cláusulas de resultado na elaboração do planejamento da contratação.

Pergunta-gatilho: “Seu mapa evidencia o risco de sobrepreço já na coleta de preços ou apenas depois da assinatura do contrato?”

Pergunta-gatilho: “O atraso do fornecedor de concreto foi classificado como risco crítico ou moderado – com base em qual dado histórico?”

Construção do mapa de riscos: OFICINA PRÁTICA PARA ANÁLISE CRÍTICA DE MAPA DE RISCOS DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA
• Mapa do planejamento × mapa da seleção do fornecedor × mapa da gestão contratual.

Pergunta-gatilho: “Seu mapa evidencia o risco de sobrepreço já na coleta de preços ou apenas depois da assinatura do contrato?”

Módulo III – Riscos específicos para Obras e Serviços de Engenharia

 

  • Quando devem ser empreendidas a identificação de riscos específicos?
  • Eventuais responsabilidades sobre a omissão da gestão de riscos em obras públicas
  • Riscos segundo o COSO e a ABNT-ISO 31.000
  • Tipos de riscos específicos par obras e serviços de engenharia:

Riscos técnico e operacionais

Riscos legais

Riscos administrativos

Riscos ambientais e de licenciamento:

Riscos licitatórios

Riscos de execução/fiscalização

Riscos regulatórios e de controle

 

 

Módulo IV – MATRIZ DE RISCOS PARA OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

  • Alocação de riscos em contratos de obra pública – aspectos gerais
  • Disposições normativas e legais e a evolução do tema na jurisprudência
  • Mapa de riscos x matriz de riscos: diferença entre os
  • O mapeamento detalhado que deve existir na matriz de riscos que podem atingir a execução do contrato de obra pública
  • Alocação do risco entre a contratada e a contratante
  • Obrigações de meio x obrigações de resultado
  • Análise Probabilidade x Impacto
  • Riscos controláveis e não controláveis: devem ser alocados à contratada, contratante ou para ambos?
  • Tipos de riscos que podem impactar a execução de contratos de obras e serviços de engenharia e como alocá-los de forma eficiente:
    • Riscos relativos aos projetos de engenharia
    • Riscos relativos à desapropriação e à liberação de áreas para execução das obras
    • Risco de danos decorrentes da execução das obras
    • Riscos de vícios ou defeitos nas obras
    • Risco de prejuízos causados por roubos, furtos, perecimento, vandalismos, extravios ou perdas no local de obras
    • Riscos referentes a interferências na execução da obra pública
    • Riscos geológicos e geotécnicos
    • Riscos arqueológicos
    • Riscos referentes às condições climáticas
    • Risco de variação no preço dos insumos
    • Risco de desempenho insuficiente da contratada
    • Risco de indisponibilidade de utilidades essenciais
    • Risco de atraso ou impossibilidade na contratação de seguros e garantias obrigatórios e/ou contratação em inobservância às regras contratuais.
    • Riscos regulatórios e/ou administrativos
    • Riscos tributários
    • Riscos de modificações contratuais impostas por determinação unilateral da administração
    • Risco de atraso ou impossibilidade de obtenção de licenças, autorizações e alvarás necessários à execução da obra
    • Risco de caso fortuito ou força maior
    • Risco de atraso ou impossibilidade de execução ou continuidade das obras
    • Risco de atraso ou inexecução de obras sob a responsabilidade da administração
    • Risco de inadimplemento ou atrasos nos pagamentos devidos pela administração pública à contratada
    • Risco de atraso nas medições
    • Risco de atraso ou impossibilidade de obtenção de licenças ambientais alocação do risco de necessidade de alterações no escopo contratual em decorrência do processo de licenciamento ambiental
    • Risco de ações e custos para atendimento de condicionantes ambientais e para gerenciamento do passivo ambiental
    • Risco de disposição ambientalmente inadequada dos resíduos alocação dos riscos de danos ou impactos na flora e na fauna
    • Riscos de contaminação da área
    • Riscos sobre a jornada de trabalho
    • Riscos de acidentes de trabalho
    • Risco de greves ou paralisações
  • A precificação dos riscos decorrente da alocação e o impacto na planilha orçamentária
  • Construção de uma matriz de riscos para os contratos de obra públicas com o uso de IA

 

 

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Depoimentos de nossos alunos

levando capacitação prática diretamente para o ambiente de trabalho dos servidores públicos.

    Rosy Vieira
    Rosy Vieira

    Entrepreneur

    Eu não conhecia o professor, mas fiquei impressionada como ele conseguir passar o conteúdo de uma forma que prende a gente.

      Rejane Parente
      Rejane Parente

      Manager

      Sim, superou as expectativas

        Meire Coimbra
        Meire Coimbra

        Queria agradecer o excelente atendimento do palestrante e equipe, todos muito dedicados ao bom andamento do curso, uma qualificação de altíssima qualidade.

        Palestrante(s)

        IBP-OBRAS-SERVICOS-ENGENHARIA-palestrantes-fabricio
        Fabrício Mareco

        Auditor Federal do Tribunal de Contas da União (TCU), com lotação em Brasília, na 6ª Diretoria da Auditoria Especializada em Contratações – AudContratações que trata de denúncias e representações na área de obras e serviços de engenharia. Possui dupla formação em Engenharia Civil (UFC) e Engenharia Generalista (École Centrale de Lyon na França). Possui Mestrado em Engenharia de Transportes – área Infraestrutura Rodoviária - pela Universidade Federal do Ceará. É professor de cursos, na área de licitações e contratos, em diversas renomadas empresas tais como Zênite, Negócios Públicos e Elo Consultoria. É coautor dos livros “Aspectos Práticos da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos”, ed. Câmara e “Desvendando o Estudo Técnico Preliminar na Contratação Pública” da ed. Mizuno. É representante do TCU em diversos seminários tratando da temática de Obras e Serviços de Engenharia na Lei 14.133/21. É professor da pós-graduação de Licitações e Contratos do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), da Escola Mineira de Direito (EMD) e do Verbo Jurídico. É membro da Comissão de Acompanhamento de Licitações e Contratos da OAB/CE. É palestrante em diversos congressos e seminários no país, sendo atualmente o Coordenador Científico do Congresso Brasileiro da 14.133 e do Congresso Licita Centro-Oeste. Possui mais de 17 anos de experiência fiscalizando e instruindo processos relacionados a licitações e contratos. Contribuiu na elaboração do novo Manual de Licitações e Contratos do TCU, com base na Lei 14.133/21, no que tange ao objeto Obras e Serviços de Engenharia, sendo atualmente o responsável pela atualização do Manual. É membro do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas – IBRAOP onde integra o grupo temático sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos. Coordenou, no IBRAOP, a equipe que elaborou a Orientação Técnica IBR-009 que dispõe sobre o Reequilíbrio Econômico-Financeiro de contratos de Obras e Serviços de Engenharia.

        LUANA
        Luana Carvalho

        Servidora pública do Judiciário Federal, com ampla experiência na área de licitações, contratos e governança pública. Atuou como Controladora Interna, Auditora e Subsecretária de Compras, Licitações, Contratos, Material e Patrimônio. Foi membro do Comitê Gestor da Política de Governança das Contratações do Judiciário (CNJ) e do Comitê Técnico de Controle Interno do Judiciário.

        Docente em cursos de pós-graduação e MBA nas áreas de licitações e contratos por instituições como IDP, Unyleya e Pois Cívitas, além de instrutora em capacitações para a administração pública por entidades como CEJ/JF, ENFAM, CEAJUD/CNJ e Escolas de Contas dos Tribunais de Contas.

        Fundadora e coordenadora de eventos de grande impacto na administração pública, como o ConSisJud (Congresso Sistêmico do Poder Judiciário), o Simpósio sobre Licitações e Contratos da Justiça Federal e a Conferência Nacional em Estudos de Casos.

        Membro do Núcleo Técnico da Companhia Brasileira de Governança (CBG), contribuindo para a elaboração de normativos e modelos em licitações e contratos. Mestre em Estudos Jurídicos com ênfase em Direito Internacional pela Must University (EUA), possui MBA em Gestão Pública e pós-graduação em Direito Público-Tributário.