1. Servidores públicos envolvidos em contratações públicas:
Membros de comissões de contratação e licitação;
Pregoeiros e agentes de contratação;
Integrantes das equipes de planejamento (ETP/TR);
Ordenadores de despesa e autoridades responsáveis por aprovações.
2. Técnicos e assessores de sustentabilidade e meio ambiente:
Representantes de unidades ou núcleos de sustentabilidade institucional;
Profissionais da área ambiental que atuam junto ao setor de compras públicas.
3. Gestores e fiscais de contratos administrativos:
Servidores responsáveis pela fiscalização de contratos, especialmente em serviços com potencial impacto ambiental (limpeza, manutenção predial, TI etc.).
4. Assessores jurídicos e procuradores públicos:
Encarregados da análise de legalidade dos instrumentos convocatórios e contratos.
5. Auditores, controladores internos e membros de tribunais de contas:
Profissionais que fiscalizam a conformidade dos processos com os princípios da economicidade, eficiência e sustentabilidade.
6. Fornecedores e consultores especializados:
Empresas fornecedoras interessadas em adequar-se às exigências sustentáveis da Lei nº 14.133/2021;
Consultores e especialistas que atuam com licitações sustentáveis ou capacitação do setor público.
Módulo I: VISÃO SISTÊMICA DA SUSTENTABILIDADE NO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO.
Do desenvolvimento de uma visão estratégica (sistêmica) sobre a sustentabilidade como instrumento de governança na lei n. 14.133/21, em uma análise crítica às diretrizes dos normativos infralegais atuais:
Módulo II: PLANEJAMENTO, A FASE ESTRATÉGICA DA CONTRATAÇÃO: Da aplicação prática dos critérios de sustentabilidade nas contratações públicas:
Da descrição da solução como um todo, considerando o ciclo de vida:
Dos elementos constitutivos obrigatórios sobre sustentabilidade no Estudo Técnico Preliminar e no Termo de Referência:
Módulo III: DA EMPRESA A SER SELECIONADA À GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CRITÉRIOS SUSTENTÁVEIS ESTABELECIDOS NO PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO:
Das disposições que orientam a seleção do fornecedor, incluindo critérios de julgamento e habilitação, passíveis de exigência:
Do recebimento do objeto em relação aos aspectos de sustentabilidade:
Módulo IV – APLICAÇÃO PRÁTICA DA ANÁLISE DO CICLO DE VIDA DA CONTRATAÇÃO:
Prática 1 – Análise do ciclo de vida de um produto específico:
Análise detalhada do ciclo de vida, com base nas regras inseridas no Guia Nacional de Contratações Sustentáveis da CGU/AGU, 2024, da Câmara Nacional de Sustentabilidade – CNS
Prática 2 – Inserir critérios de sustentabilidade nos artefatos da fase preparatória, a partir da análise do ciclo de vida:
Análise detalhada do ciclo de vida, com base nas regras inseridas no Guia Nacional de Contratações Sustentáveis da CGU/AGU, 2024, da Câmara Nacional de Sustentabilidade - CNS
MOTIVOS PARA PARTICIPAR
levando capacitação prática diretamente para o ambiente de trabalho dos servidores públicos.
Entrepreneur
Eu não conhecia o professor, mas fiquei impressionada como ele conseguir passar o conteúdo de uma forma que prende a gente.
Manager
Sim, superou as expectativas
Queria agradecer o excelente atendimento do palestrante e equipe, todos muito dedicados ao bom andamento do curso, uma qualificação de altíssima qualidade.
Servidora pública do Judiciário Federal, com ampla experiência na área de licitações, contratos e governança pública. Atuou como Controladora Interna, Auditora e Subsecretária de Compras, Licitações, Contratos, Material e Patrimônio. Foi membro do Comitê Gestor da Política de Governança das Contratações do Judiciário (CNJ) e do Comitê Técnico de Controle Interno do Judiciário.
Docente em cursos de pós-graduação e MBA nas áreas de licitações e contratos por instituições como IDP, Unyleya e Pois Cívitas, além de instrutora em capacitações para a administração pública por entidades como CEJ/JF, ENFAM, CEAJUD/CNJ e Escolas de Contas dos Tribunais de Contas.
Fundadora e coordenadora de eventos de grande impacto na administração pública, como o ConSisJud (Congresso Sistêmico do Poder Judiciário), o Simpósio sobre Licitações e Contratos da Justiça Federal e a Conferência Nacional em Estudos de Casos.
Membro do Núcleo Técnico da Companhia Brasileira de Governança (CBG), contribuindo para a elaboração de normativos e modelos em licitações e contratos. Mestre em Estudos Jurídicos com ênfase em Direito Internacional pela Must University (EUA), possui MBA em Gestão Pública e pós-graduação em Direito Público-Tributário.
Instituto Brasil Planeja – CNPJ 56.122.580/0001-44
Criattus