Programa de Capacitação: Ordenadores de Despesas

Programa de Capacitação: Ordenadores de Despesas
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Ordenador de despesas: aplicação prática de conhecimentos para uma Gestão Eficiente das Despesas Públicas.

Capacitar e desenvolver as competências dos servidores públicos que atuam como ordenadores de despesas, promovendo a compreensão e aplicação prática dos princípios da gestão financeira pública em harmonia com o controle interno e externo.

Aprimorar as habilidades na estimativa de custos e na condução de processos, preparando-os para uma gestão mais eficiente, transparente e responsável dos recursos públicos.

Questões que serão respondidas nesse evento

  1. Ordenador principal da unidade federativa: coordenação, governança, centro de governo, licitação centralizada por unidade federativa, Plano de Contratação anual;
  2. Ordenador de despesas secundário ou setorial: execução sem o atendimento do art. 8º da LRF; imprevisibilidade contra um bom planejamento; limitação de empenho ou limitação de financeiro;
  3. Apurar responsabilidades pretéritas (caça às bruxas) ou estabelecer critérios de relevância e materialidade;
  4. Como proceder com relação a despesas não pagas nos exercícios anteriores;
  5. Como pagar despesas que não apresentam comprovantes da execução;
  6. Como pagar despesas oriundas de contratos verbais com a administração pública;
  7. Como proceder em relação a controle de despesas de outros ordenadores de despesas;
  8. Quem responde por contrair obrigação sem as formalidades previstas em lei;
  9. Como liquidar despesas de contrato, parcelas controvertidas e incontroversas, glosas em faturas;
  10. Requisitos para ocupar a função de ordenador de despesas;
  11. Como construir um sistema produtivo e protetivo para as ações do ordenador de despesas;
  12. O acompanhamento da execução financeira do contrato;
  13. Como reduzir riscos para a concessão de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato
  14. Qual a diferença entre repactuação, reajuste e reequilíbrio econômico-financeiro do contrato;
  15. Locação de imóveis para uso da administração pública e o regime built to suit como alternativa a construção de edifícios públicos;
  16. Como superar os novos desafios decorrentes da lei 14133 de 2021 referentes ao alinhamento das contratações públicas, no plano de contratações anual, planejamento estratégico, plano plurianual lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual;
  17. Como construir um plano de contratações anual, liderado pelo ordenador de despesas;
  18. Quais os limites e responsabilidades na delegação de competência para ordenar despesas;
  19. Roteiro básico de vedações a despesas na LDO, em período eleitoral e em término de mandato;

Ordenadores de despesas dos poderes legislativo, executivo e judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas.  Servidores envolvidos na gestão, planejamento, finanças públicas. Agentes públicos dos órgãos de controle. Advogados e Procuradores.

1º dia: Governança e Estimativa de Custos

PAULO ALVES - MANHÃ

Introdução à Gestão Financeira Pública

  • Conceitos básicos de gestão financeira
  • Importância da gestão financeira no setor público
  • Principais objetivos da gestão financeira pública

Legislação Aplicada

  • Constituição Federal e seus dispositivos relacionados à gestão financeira
  • Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e suas implicações
  • Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei n° 14.133/2021)
  • Outros normativos relevantes (instruções normativas, decretos etc.)

Atuação do Controle Interno e Externo

  • Funções do controle interno na gestão pública
  • Papel dos órgãos de controle externo (TCU, CGU, etc.)
  • Relatórios de auditoria e sua aplicação na gestão de despesas
  • Exame prévio de contas

Planejamento Orçamentário

  • Processo de elaboração do orçamento público
  • Tipos de orçamento (programático, financeiro etc.)
  • Relação entre planejamento estratégico e orçamentário
  • Plano de Contratação Anual

O Papel da Governança

  • Conceito de governança pública
  • Princípios de governança: transparência, prestação de contas e participação
  • Estrutura organizacional e sua relação com a governança financeira

ERIVAN PEREIRA -  TARDE

Estimativa de Custos e de Preços na Terceirização

Foco na Instrução Normativa SEGES MP nº 5/2017

  • Objetivos e diretrizes da norma
  • Procedimentos de planejamento e execução de contratos de terceirização
  • Pagamento associado a fato gerador
  • Planilha de riscos
  • Possibilidade de terceirização de auxílio ao fiscal
  • Exemplos práticos e estudos de casos

2º dia: Fundamentos da Gestão Pública e Legislação

GIOVANNI PACELLI - MANHÃ

O Ordenador de despesas na gestão da execução orçamentaria e financeira

  • Principais atividades do ordenador de despesas neste segmento
  • Etapa de planejamento e de execução
  • Pagamento antecipado
  • Despesas de exercícios anteriores
  • Restos a pagar

O Ordenador de despesas no planejamento, acompanhamento e avaliação do orçamento

  • Integração dos instrumentos de planejamento
  • Ciclo orçamentário
  • Execução orçamentaria
  • Modelos de avaliação da qualidade da qualidade do orçamento

O Ordenador de despesas na gestão contábil e patrimonial

  • Principais elementos patrimoniais
  • Procedimentos contábeis auxiliares
  • Redução ao valor recuperável
  • Inventário dos bens móveis
  • Demonstrações contábeis e a conformidade contábil

JACOBY FERNANDES  - TARDE

A função do Ordenador de despesas

  • Princípios de controle financeiro público
  • Responsabilidades dos ordenadores
  • Requisitos
  • Vedações
  • Limites de tempo para a responsabilização
  • Limites na delegação de competência
  • Atos do subordinado e do superior hierárquico

Níveis de execução de despesas

  • Ordenador principal da unidade federativa: coordenação e governança,
  • Centro de governo
  • Licitação centralizada por unidade federativa
  • Plano de Contratação anual;
  • Ordenador de despesas secundário ou setorial;
  • Execução orçamentária sem o atendimento do art. 8º da LRF;
  • limitação de empenho ou limitação de financeiro;
  • imprevisibilidade contra um bom planejamento;

Apuração de responsabilidade

  • Apurar responsabilidades pretéritas (caça às bruxas)
  • Estabelecer critérios de relevância e materialidade;
  • Tomada de Contas Especial – TCE – em caráter excepcional
  • Procedimento de Apuração de Responsabilidade – PAR – arquivamento sumário
  • Sindicância
  • Improbidade Administrativa e comunicações obrigatórias
  • Irregularidade sem dano
  • Parecer jurídico

Defesa do ordenador de despesas – OD

  • Garantia da defesa e do contraditório
  • Direito de defesa nas instâncias administrativa, controladora e judicial
  • Direito a defesa por Advogado
  • Seguro D&O (RC Executivos) - seguro de responsabilidade civil profissional

Cautelas recomendadas durante a execução da função de OD

3º dia Ordenador de Despesas amparado em parecer jurídico

LUANA CARVALHO - MANHÃ

Atuação do Ordenador de Despesas amparado em parecer jurídico (visão geral de responsabilidade)
Importância da estimativa de custos em processos de terceirização;

  • Metodologias para estimativa de custos e formação de preços;
  • Responsabilização subsidiária e solidária da Administração em contratos de terceirização;
  • Circunstâncias do inadimplemento – especialmente quando há indícios de falhas na formação de preços;
  • Estudos de casos concretos
  • Presencial
  • Online

R$4100

R$3100

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Horas
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Segundos

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Depoimentos

Depoimentos de nossos alunos

levando capacitação prática diretamente para o ambiente de trabalho dos servidores públicos.

    Rosy Vieira
    Rosy Vieira

    Entrepreneur

    Eu não conhecia o professor, mas fiquei impressionada como ele conseguir passar o conteúdo de uma forma que prende a gente.

      Rejane Parente
      Rejane Parente

      Manager

      Sim, superou as expectativas

        Meire Coimbra
        Meire Coimbra

        Queria agradecer o excelente atendimento do palestrante e equipe, todos muito dedicados ao bom andamento do curso, uma qualificação de altíssima qualidade.

        Palestrante(s)

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        Jacoby Fernandes

        Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, Advogado e professor de direito administrativo. É consultor, escritor, conferencista e palestrante com renome nacional e internacional, além de fundador do escritório Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados. Atuou em diversas funções públicas, como Conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Procurador e Procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do DF, Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região e Administrador Postal da ECT. Também é Membro Benemérito do Instituto Amazonense do Direito Administrativo – IADA e do Instituto de Direito Administrativo de Mato Grosso do Sul - IDAMS e consultor cadastrado no Banco Mundial.

        IBP-ORDENADOR-DE-DESPESAS-palestrantes---paulo
        Paulo Alves
        • Servidor de carreira do Superior Tribunal de Justiça, titular da unidade de Auditoria Operacional e de Governança do Conselho da Justiça Federal.
        • Bacharel em Direito, Pós Graduado em Direito Administrativo Contemporâneo
        • Mestrando em Ciências Jurídicas
          (Master of Science in Legal Studies) com concentração em Riscos e Compliance pela Ambra
          University – Florida/EUA.
        • Extensões em Auditoria Governamental, Gestão de Riscos e Auditoria Baseada em Riscos pelo ISC/TCU e Tutoria e Docência pelo CEJ/CJF.
        • Instrutor de capacitações em Gestão Pública em instituições públicas e privadas de ensino.
        • Professor convidado da Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, da Escola Nacional de
          Administração Pública – ENAP, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, da Escola da Advocacia Geral da União – EAGU, da Escola Superior do Ministério Público e do Instituto Latino-americano de Governançae Compliance – IGCP.
        • Membro da Rede Governança Brasil – RGB.
        • Professor de Pós- graduação na Faculdade Amadeus, na Faculdade CERS e na Faculdade Baiana de Direito.
        • Coordenador do Comitê de Governança das Contratações da Rede Governança Brasil – RGB. Membro Fundador da Associação Latino- americana de Governança – ALAGOV.
        • Experiência de uma década realizando auditorias por todo o Brasil.
        IBP-ORDENADOR-DE-DESPESAS-palestrantes---giovanni
        Giovanni Pacelli
        • Cargo: Auditor Federal
        • Doutor e mestre em Ciências Contábeis pela UnB (programa Unb - Ufpb - Ufrn).
        • Instrutor da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) em 2021, 2022 e 2023 na Certificação Avançada de Desenvolvimento de Líderes em Orçamento e Finanças Públicas.
        • Agraciado em 2019 com três prêmios de Excelência pela Controladoria-Geral da União (avaliação pelos pares): prêmio nacional no valor Transparência; prêmio nacional no valor Imparcialidade; prêmio de agente destaque na unidade: regional Ceará.
        • Fez parte da equipe agraciada em 2020 com dois prêmios pela Controladoria-Geral da União: (i) Trabalho Destaque da SCC (Secretaria de Combate à Corrupção): o Controle no Combate à Corrupção; e (ii) Trabalho Destaque da OGU (Ouvidoria-Geral da União): Tratamento e Qualificação de Denúncias da COVID.
        • Em 2022, sua unidade regional gerou R$ 2,49 bilhões de benefícios financeiros: 1ª posição do ranking nacional. Liderou a Superintendência da Regional da CGU Ceará de dezembro de 2018 a fevereiro de 2023.
        • Atualmente atua no monitoramento de programas de integridade em órgãos entidade federais.
        IBP-ORDENADOR-DE-DESPESAS-palestrantes---erivan
        Erivan Pereira de Franca

        Advogado (OAB/DF 18.166). Servidor do Tribunal de Contas da União desde 1997, onde exerceu as funções de Diretor de Apoio à Fiscalização de Contratos do TCU em Brasília/DF e Chefe do Serviço de Apoio à Fiscalização de Contratos e do Serviço de Instrução de Repactuações e Sanções Contratuais, ambos do TCU em Brasília/DF. É coautor do livro “Terceirização: Legislação, Doutrina e Jurisprudência” (Belo Horizonte: Fórum, 2017), coordenado pelo Professor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes. É coautor do livro “Licitações e contratos administrativos: legislação aplicável” (Salvador: Jam Jurídica,
        2015).

        LUANA
        Luana Carvalho

        Servidora pública do Judiciário Federal, com ampla experiência na área de licitações, contratos e governança pública. Atuou como Controladora Interna, Auditora e Subsecretária de Compras, Licitações, Contratos, Material e Patrimônio. Foi membro do Comitê Gestor da Política de Governança das Contratações do Judiciário (CNJ) e do Comitê Técnico de Controle Interno do Judiciário.

        Docente em cursos de pós-graduação e MBA nas áreas de licitações e contratos por instituições como IDP, Unyleya e Pois Cívitas, além de instrutora em capacitações para a administração pública por entidades como CEJ/JF, ENFAM, CEAJUD/CNJ e Escolas de Contas dos Tribunais de Contas.

        Fundadora e coordenadora de eventos de grande impacto na administração pública, como o ConSisJud (Congresso Sistêmico do Poder Judiciário), o Simpósio sobre Licitações e Contratos da Justiça Federal e a Conferência Nacional em Estudos de Casos.

        Membro do Núcleo Técnico da Companhia Brasileira de Governança (CBG), contribuindo para a elaboração de normativos e modelos em licitações e contratos. Mestre em Estudos Jurídicos com ênfase em Direito Internacional pela Must University (EUA), possui MBA em Gestão Pública e pós-graduação em Direito Público-Tributário.