Ordenador de despesas: aplicação prática de conhecimentos para uma Gestão Eficiente das Despesas Públicas.
Capacitar e desenvolver as competências dos servidores públicos que atuam como ordenadores de despesas, promovendo a compreensão e aplicação prática dos princípios da gestão financeira pública em harmonia com o controle interno e externo.
Aprimorar as habilidades na estimativa de custos e na condução de processos, preparando-os para uma gestão mais eficiente, transparente e responsável dos recursos públicos.
Questões que serão respondidas nesse evento
Ordenadores de despesas dos poderes legislativo, executivo e judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas. Servidores envolvidos na gestão, planejamento, finanças públicas. Agentes públicos dos órgãos de controle. Advogados e Procuradores.
PAULO ALVES - MANHÃ
Introdução à Gestão Financeira Pública
Legislação Aplicada
Atuação do Controle Interno e Externo
Planejamento Orçamentário
O Papel da Governança
ERIVAN PEREIRA - TARDE
Estimativa de Custos e de Preços na Terceirização
Foco na Instrução Normativa SEGES MP nº 5/2017
GIOVANNI PACELLI - MANHÃ
O Ordenador de despesas na gestão da execução orçamentaria e financeira
O Ordenador de despesas no planejamento, acompanhamento e avaliação do orçamento
O Ordenador de despesas na gestão contábil e patrimonial
JACOBY FERNANDES - TARDE
A função do Ordenador de despesas
Níveis de execução de despesas
Apuração de responsabilidade
Defesa do ordenador de despesas – OD
Cautelas recomendadas durante a execução da função de OD
LUANA CARVALHO - MANHÃ
Atuação do Ordenador de Despesas amparado em parecer jurídico (visão geral de responsabilidade)
Importância da estimativa de custos em processos de terceirização;
levando capacitação prática diretamente para o ambiente de trabalho dos servidores públicos.
Entrepreneur
Eu não conhecia o professor, mas fiquei impressionada como ele conseguir passar o conteúdo de uma forma que prende a gente.
Manager
Sim, superou as expectativas
Queria agradecer o excelente atendimento do palestrante e equipe, todos muito dedicados ao bom andamento do curso, uma qualificação de altíssima qualidade.
Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, Advogado e professor de direito administrativo. É consultor, escritor, conferencista e palestrante com renome nacional e internacional, além de fundador do escritório Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados. Atuou em diversas funções públicas, como Conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Procurador e Procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do DF, Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região e Administrador Postal da ECT. Também é Membro Benemérito do Instituto Amazonense do Direito Administrativo – IADA e do Instituto de Direito Administrativo de Mato Grosso do Sul - IDAMS e consultor cadastrado no Banco Mundial.
Advogado (OAB/DF 18.166). Servidor do Tribunal de Contas da União desde 1997, onde exerceu as funções de Diretor de Apoio à Fiscalização de Contratos do TCU em Brasília/DF e Chefe do Serviço de Apoio à Fiscalização de Contratos e do Serviço de Instrução de Repactuações e Sanções Contratuais, ambos do TCU em Brasília/DF. É coautor do livro “Terceirização: Legislação, Doutrina e Jurisprudência” (Belo Horizonte: Fórum, 2017), coordenado pelo Professor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes. É coautor do livro “Licitações e contratos administrativos: legislação aplicável” (Salvador: Jam Jurídica,
2015).
Servidora pública do Judiciário Federal, com ampla experiência na área de licitações, contratos e governança pública. Atuou como Controladora Interna, Auditora e Subsecretária de Compras, Licitações, Contratos, Material e Patrimônio. Foi membro do Comitê Gestor da Política de Governança das Contratações do Judiciário (CNJ) e do Comitê Técnico de Controle Interno do Judiciário.
Docente em cursos de pós-graduação e MBA nas áreas de licitações e contratos por instituições como IDP, Unyleya e Pois Cívitas, além de instrutora em capacitações para a administração pública por entidades como CEJ/JF, ENFAM, CEAJUD/CNJ e Escolas de Contas dos Tribunais de Contas.
Fundadora e coordenadora de eventos de grande impacto na administração pública, como o ConSisJud (Congresso Sistêmico do Poder Judiciário), o Simpósio sobre Licitações e Contratos da Justiça Federal e a Conferência Nacional em Estudos de Casos.
Membro do Núcleo Técnico da Companhia Brasileira de Governança (CBG), contribuindo para a elaboração de normativos e modelos em licitações e contratos. Mestre em Estudos Jurídicos com ênfase em Direito Internacional pela Must University (EUA), possui MBA em Gestão Pública e pós-graduação em Direito Público-Tributário.
Instituto Brasil Planeja – CNPJ 56.122.580/0001-44
Criattus